Email Marketing e Google Analytics: análise de campanha

Posted on novembro 18, 2010

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Você faz campanha com email marketing ou esporadicamente manda informativos ou newsletters e com isso gera tráfego para seu site. Mas e aí, como saber com exatidão quantas pessoas clicaram no link que tinha naquele email? Como saber exatamente qual email teve mais cliques e como esse público atuou em seu site? O Google Analytics te ajuda a fazer essa análise.

Primeiro, claro, é necessário ter uma conta no Google Analytics, basta ser usuário de alguma ferramenta Google, como o Gmail ou Orkut, por exemplo, e cadastrar seu site. Caso nunca tenha feito isso, leia a ajuda do Google Analytics.

Mas como funciona?

Normalmente, os acessos vindos do email aparecem de forma genérica. Como “mail.google.com / referral”. Dessa forma você não sabe identificar de qual email enviado vieram esses acessos, a não ser tenha enviado apenas um.

Origem de Tráfego de Email

Para ter mais controle sobre os acessos gerados pelo email marketing é preciso usar uma Tag junto com o link inserido no email.

Segue um exemplo:

http://www.seusite.com/?utm_source=informativo&utm_medium=email%2Bmarketing&utm_campaign=novo%2Bproduto

O link do site é apenas: http://www.seusite.com/

O restante significa: /?utm_source= (aqui você identifica a origem da campanha)

utm_medium= (a mídia da campanha, por exemplo: email)

utm_campaign= (nome da campanha)

O chato é ter que fazer essa Tag toda vez que criar e enviar o email. A notícia boa é que o Google fornece uma ferramenta que cria automaticamente, bastante você inserir o link original e os dados da campanha. É só acessar o Google Analytics URL Builder.

Como os dados aparecem no Google Analytics?

Na tela inicial os acessos vindos do email aparecem em “Outros”:

Painel de origem de tráfego

Para ver mais detalhes, acesse “Campanhas” em “Origem de tráfego”:

Campanha em Origem do Tráfego

Pronto! Agora você pode analisar com um pouco mais de detalhe o tráfego gerado pelo email marketing ou newsletter. Você pode criar uma Tag também para colocar na assinatura do email caso tenha inserido o endereço de um site seu ou de sua empresa.

Mas lembre-se, gerar tráfego não é tudo. É importante que esses cliques gerem retorno ou conversão. Pode ser com a venda de algum produto ou simplesmente que o público leia a sua notícia ou post.

Abaixo, segue um link sobre como melhorar a eficiência do Email Marketing:

Como aumentar resultados com e-mail marketing em até 1000%

O que achou da postagem? Critique, dê sugestão, comente ou tuíte. Se quiser entrar em contato e trocar ideias me adicione no Twitter: @danielcambui

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