Como os teatros em Salvador utilizam o Marketing Digital

Posted on novembro 8, 2010

0


Salvador, Bahia, Brasil. Terra naturalmente artística e cultural, com vários teatros e casas de espetáculos trazendo artistas locais, nacionais e internacionais. Há algum tempo trabalho num teatro (não sou ator, trabalho num núcleo de comunicação) e presto serviços para diversos assessores e produtores culturais e por causa disso, venho observando como eles têm usado a internet para tornar conhecidas as suas atrações e com isso conseguir mais espectadores e freqüentadores graças “à arte do Marketing Digital”.

Podemos dizer que tanto a classe artística, como os amantes da arte, neste caso, do teatro, são pessoas que apóiam e se engajam nessa área. Ainda mais, quando há vários grupos e artistas que não têm muito apoio para realizar seus trabalhos, sendo assim, também não têm recursos para fazer a publicidade do espetáculo do jeito que queriam ou mereciam. Um outdoor ou mobiliário urbano e rádio e TV são muito caros. Conseguir veicular nesses meios só com patrocínio do governo ou instituições privadas ou através de parcerias, que nem sempre se consegue. Por isso, eles dependem da divulgação boca a boca de amigos, jornalistas e artistas em muitos casos.

Por isso, além do próprio artista, companhia ou núcleo, os teatros (estou me referindo aos lugares que alugam seus espaços para a atração) também precisam fazer a divulgação. E de fato, todos os teatros realizam trabalhos de comunicação através de um assessor ou mesmo um setor de comunicação.

Fiz o texto com o intuito de saber como anda a comunicação desses teatros em Salvador através da internet em sites, redes sociais, email marketing e qualquer outra ferramenta, afinal, a arte também pode ser digital.

OS TEATROS E O MARKETING DIGITAL: VISÃO INICIAL

De cara, já deu pra ver que são poucos os teatros que têm blogs e sites. É uma oportunidade perdida de mostrar como é o espaço através de fotos e ter o endereço, telefone e mapa para facilitar a vida de quem está indo à primeira vez ou deseja tirar alguma dúvida sobre alguma atração.

Fiz uma busca local com o termo “teatros salvador” no Google e tive o seguinte resultado na busca orgânica:

1- Salvador Guia (não é teatro – é um guia de teatros e atrações)

2- Teatro Vila Velha (direciona para o site do Vila)

3- Teatro Castro Alves (direciona para o site do TCA)

4- Teatro Módulo (direciona para o portal Módulo, site da escola e não do teatro)

5- Teatro XVIII (vai para a página do Google Maps com mais informações do teatro)

Abaixo, o print com os resultados da primeira página:

Busca Local Teatros Salvador

Baseado nestes resultados, selecionei alguns teatros que usam sites, blogs e mídias sociais para analisá-los:

TEATRO GAMBOA NOVA – BLOG E MÍDIAS SOCIAIS

O Gamboa utiliza serviço gratuito de blog – blogspot.com. Layout simples, com postagens um pouco confusas pra quem visita pela primeira vez. Mas algo funcional foi colocar o endereço e o telefone na imagem do topo. Assim, quem quiser encontrar informação de contato, não demora pra encontrar. Não usa Tags nem marcadores, o que dificulta para o usuário encontrar um assunto específico.

Blog Teatro Gamboa Nova

No Orkut há comunidade e perfil do Gamboa, todos com o link para blog, mas sem muita participação do mesmo na comunidade e até em seu próprio perfil. Assim, fica difícil manter a participação e colaboração junto ao público. Talvez isso explique, se o motivo é por estar migrando esse relacionamento para o Facebook, onde tem um perfil mais completo, que conta até com uma breve história do teatro. O número de amigos é maior e as atualizações são constantes. O Twitter não está rolando 😦

Perfil Facebook Teatro Gamboa Nova

TEATRO JORGE AMADO – SITE ,BLOG E MÍDIAS SOCIAIS

O site é bem simples e parece um pouco ultrapassado, isso fica evidente com o layout pequeno e alinhado à esquerda, ideal para quem acessa com resolução de monitor 800x600px, ou seja, fica minúsculo para as resoluções utilizadas hoje em dia. Também utiliza flash para mostrar os destaques e o site fica num subdomínio do UEC – escola de idiomas que geria o espaço.

Site Teatro Jorge Amado

O blog apresenta alguns problemas visuais: o primeiro é que não tem unidade visual com o site, o que não é obrigatório, mas, por exemplo, a marca é exibida apenas no avatar do perfil do usuário. Quanto às informações de contato, há apenas o endereço no perfil ou então clicar num dos links “programação” ou “conheça o teatro” que vai para o site do teatro. Abaixo desses links tem o link que direciona para o Twitter, essencial, mas com pouca visibilidade.

Blog Teatro Jorge Amado

No Orkut há apenas uma comunidade, mas sem atividade e com poucos participantes. Já o Twitter tem sido utilizado para divulgar as atrações e são lançadas algumas promoções durante a semana. Mas não parece haver muita interação com os seguidores, que ainda é um número baixo.

TEATRO SESI – SITE E MÍDIAS SOCIAIS

A visão é de site do governo, com marca do FIEB/SESI no topo. Mas vemos logo no conteúdo do site a lista de programação do mês, estilo blog. No lado esquerdo tem as informações de contato, que em quase todas as resoluções vemos esses dados sem precisar procurar nem usar a barra de rolagem. O maior problema são os botões “O teatro” e “Solicitação de Pauta” que não funcionam. Também não tem nenhuma conexão com twitter ou outras mídias sociais.

Site Teatro SESI

Nas redes sociais, encontrei apenas uma comunidade no Orkut, mas ao que parece, não há mais atividades, pois o último fórum com mais de um comentário aconteceu em 26/3/2009. Tá na hora de descobrir em quais ferramentas o seu público tem acessado mais e reativar esse relacionamento online.

CINE TEATRO SOLAR BOA VISTA – BLOG E MÍDIAS SOCIAIS

Apesar de não ter site, o blog cumpre muito bem o seu papel. Trata-se de um layout clean com botões que resolvem as necessidades principais de um usuário. Como programação, contato e localização e solicitação de pauta. Na barra direita utiliza a timeline do seu Twitter com o link para o mesmo. Achei o blog bem resolvido. Sem precisar pagar um domínio e hospedagem, utilizam o serviço WordPress.com para o blog.

Blog Cine Teatro Solar Boa Vista

Bem, já sigo o Teatro Solar Boa Vista no Twitter há mais ou menos uma semana e ainda não vi nenhuma postagem. Na timeline não existe muita interação, como reply, retwitter ou promoção. Ou seja, no momento o Twitter do teatro parece ser utilizado apenas para informar algumas atrações e apenas isso.

TEATRO CASTRO ALVES – SITE E MÍDIAS SOCIAIS

O blog do TCA não é atualizado desde 2008, por isso não falarei sobre ele. Sobre o site, acho o topo um pouco confuso. A marca do TCA tem um texto quase ilegível e o menu parece ser pisado pelas imagens que estão acima, que na verdade são dois links que poderiam ser inseridos em outro local, com na barra da direita. As informações de programação são suficientes, mas a forma com estão dispostas a imagem e o texto de cada atração faz com que exista um vazio entre os textos. Poderiam ser reposicionadas para um formato mais encaixado e que aproveitasse melhor o espaço.

Site Teatro Castro Alves - Salvador

Há uma comunidade no Orkut do TCA, mas também sem muita atividade. Nas informações uma descrição do teatro e o link para o site. Até o momento em que escrevi esse post, ainda não havia encontrado um perfil no Facebook.

Já o Twitter, tem informações da programação e também são respondidas algumas dúvidas do público. O profile informa apenas que o miniblog é usado para a programação e projetos do teatro e não tem link para o site nem telefone de contato.

Twitter TCA

TEATRO VILA VELHA – SITE, BLOG E MÍDIAS SOCIAIS

O site do teatro exibe a marca, o nome, slogan, telefone e atalhos para as redes sociais logo no topo. Isso é útil para fixar a marca na mente dos usuários. A marca em particular, é utilizada da mesma forma nas peças gráficas. Na barra de menu à esquerda, ficam os links para todas as páginas e sessões do site, essas sessões são identificadas também por cores. Para aumentar o mailing, tem a opção para o usuário cadastrar seu email para receber informativos semanais sobre a programação. Mas em muitas resoluções é necessário usar a barra de rolagem para chegar a essa opção. Além de destaques para a programação, também tem a lista das últimas notícias postadas.

Site Teatro Vila Velha

Quem sai do site para acessar o blog do Teatro Vila Velha não tem uma quebra da identidade, afinal, foi mantida a mesma unidade visual. O blog têm um visual mais limpo que o site, mas é utilizado para registrar os momentos além dos espetáculos e notícias relacionadas à arte e cultura, também são postadas atividades dos grupos residentes e de pessoas ligadas ao teatro, que estão no Vila ou já passaram por lá. No blog, não se priva da linguagem informal e faz com que tanto o público como os funcionários se sintam à vontade de comentar ou sugerir assuntos para postar.

Blog do Vila

O Orkut ainda tem algum gás, são dois perfis, o primeiro atingiu o número máximo de amigos e o segundo foi criado a pouco tempo. Ainda tem uma comunidade, mas ela tem menos atividade que o primeiro perfil que tem várias fotos de espetáculos, espaços, banners eletrônicos e algumas promoções realizadas.

O Twitter do teatro está a todo vapor, são mais de 3.200 seguidores, número que até maio não passava dos 1000. A timeline, com o print tirado antes de atingir 3200 seguidores, mostra como são as atividades no twitter: postagens de vídeos de espetáculos no Vila, informações das atrações, notícias sobre cultura e arte de Salvador, Bahia e Brasil, pessoas interagindo e fazendo críticas sobres espetáculos, respostas sobre bilheteria, retuítes, etc. O Twitter para o Vila, tem o papel de criar relacionamento, ser participativo e colaborativo com o público. Por isso, vemos a interação e o engajamento do público que usam os seus próprios para divulgar e falar bem do teatro.

Twitter Teatro Vila Velha

O Facebook também está em crescimento, além do perfil com quase 5000 amigos, foi criada uma página e agora começa uma campanha para gerar “curtidores” dela.

Youtube também é utilizado pelo teatro para compartilhar vídeos de espetáculos teatrais, shows musicais, teaser de estreias, etc.

Site, blog, Twitter e Youtube têm a mesma unidade visual, evitando estranhamento e quebra de identidade, além de slogan e telefone para contato.

TEATRO MÓDULO – MÍDIAS SOCIAIS

O teatro além de não ter site ou blog, utiliza apenas o Twitter para se relacionar com o público. Utiliza bem o profile com informações de endereço e telefone. O link exibido redireciona para o Portal Módulo, site do colégio e não do teatro. As tuitadas são diárias, que são informações sobre cultura, atrações e promoções, como sorteio de ingressos, que podem ajudar a aumentar o número de seguidores, já que esse número ainda é pequeno.

Twitter Teatro Módulo Salvador

OS TEATROS E O EMAIL MARKETING

Esses teatros e vários outros em Salvador também utilizam o email marketing para divulgar a programação, muitos como o único meio digital de divulgação. Há inúmeros modelos diferentes, do tipo banner eletrônico em .jpg, até formatos HTML com texto puro ou misturando texto e imagens.

O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA?

Que alguns teatros já perceberam a importância do marketing digital, principalmente nas redes sociais. Mas mesmo sabendo dessa importância, poucos utilizam como verdadeira ferramenta de marketing e que não têm uma estratégia específica para cada uma. Apenas criam suas contas e saem postando do mesmo jeito que fariam se fossem contas pessoais e não institucionais. A maioria esquece de princípios básicos como informações e descrições sobre a empresa, como as de contato. Outras não se importam muito com a questão visual.

Além disso, acham que o público utiliza as mídias sociais como leitores de RSS, ou seja, postam, postam e postam informações sem se preocupar com o que o usuário acha e esquecem o relacionamento. Não ter um site pode se explicar por não quererem registrar um domínio, pagar a hospedagem e um webdesigner, mas não há custo em criar um blog, escolher um layout bacana e postar o que o rola.

Press-release é comum para os assessores e jornalistas, só que esse formato é feito para a mídia impressa e do mesmo jeito que é enviado para um jornal, também é enviado para um portal Web na maioria dos casos.

E pra variar, um SEO encontrar dificuldades frente aos jornalistas quando o assunto é otimizar o texto para a internet. Parece uma afronta dar “pitacos” nos seus textos.

Em muitos sites, não especificamente para teatros, mas para festivais, grupos artísticos, etc, feitos por agências que se dizem digitais, por incrível que pareça, têm vários erros de otimização.

Em resumo, na maioria dos casos, não existem pessoas trabalhando especificamente com o marketing digital (SEO, Mídias Sociais, etc). É como aquela velha lista de prioridades: “faça essa lista de coisas, se sobrar tempo posta alguma coisa aí no blog ou no twitter”. Isso em vários setores, como o cultural, educacional, imobiliário… meu amigo @fabricionerde que o diga.

Pois é, essa análise serve para esclarecer que em Salvador, como em muitos outros lugares é comum encontrar empresas que usam a internet de forma incompleta ou equivocada. Isso é um toque para quem quer trabalhar com nichos, geralmente nada está tão bem feito assim que não possa ser ultrapassado.

Abaixo, dois links relacionados ao ambiente cultural e virtual:

Museus e Internet: algumas reflexões

Teatro no computador

Mídias Sociais (Case Cia Melhores do Mundo – Hermanoteu na Terra de Godah)

Para finalizar, uma ponderação sobre Marketing Cultural + Marketing Digital:

O Marketing Cultural é uma vertente do Marketing Institucional. É o tipo de marketing que ajuda a diferenciar, proporcionar diversificação no mix de marketing e permitir o posicionamento relacionando a valores como arte e cultura, até mesmo social. Para isso, é necessário chegar onde o público está, e hoje ele está em todos os lugares, graças à internet, um ambiente de colaboração e participação. Aliar ao plano de marketing as estratégias de marketing digital é ponto vital para chegar a esse público 2.0 e se relacionar com ele.

E aí, o que achou do artigo? Dê a sua opinião, critique, comente, retuíte. Se quiser trocar idéias me adicione no Twitter: @danielcambui.

Anúncios