Mensurar é preciso! – tráfego por Orkut, Twitter e Facebook

Posted on agosto 31, 2010

1


Texto sobre os números tirados do Google Analytics sobre o tráfego gerado pelo Orkut, Facebook e Twitter.


Hoje, mais do que nunca, tive a prova do que dizem muitos palestrantes de Marketing Digital: “não existe uma fórmula pronta que se aplique a todas as empresas quando o assunto é marketing nas redes sociais”. É verdade! Não há certeza alguma de que uma estratégia que foi utilizada em uma determinada empresa possa dar certa em outra.

Atualmente, no Vila, estamos montando uma plano de comunicação nas mídias digitais, onde estão, por exemplo, ações em redes sociais, que usamos para relacionamento, divulgação da programação e promoções, além de gerar tráfego ao site, onde tem informações mais detalhadas da programação e do teatro.

Para analisar resultados, uma das ferramentas que utilizamos é o Google Analytics. E foi nesse cara aí que descobrimos números surpreendentes. Como o Vila trabalha com mídias sociais para atrair visitantes para o site, nós conferimos a origem do tráfego. Além de vermos que o tráfego vindo das redes sociais estavam aumentando, vimos qual dessas tem funcionado melhor.

Primeiro – os dados do Orkut: (o mediano)

Orkut analytics

Os internautas que acessam o site através de links do Orkut visitam 2,73 páginas e passam em média 5:09 minutos no site. No nosso caso, é o mediano. Mesmo assim, ainda gera um tráfego de pessoas que tem interesse além de uma programação específica.

Segundo – os dados do Twitter: (decepção)

Twitter analytics

Além de os visitantes acessarem menos de duas páginas por visita, não chegam a 1 minuto no site. O interesse segue a tendência geral do Twitter, que é objetividade e leitura rápida. Só se prende ao conteúdo se realmente for atraído de imediato. É preciso landing pages extremamente objetivas. Assim: foi atraído, caiu na página(banner, texto, foto, etc), achou o que queria, converteu. Senão, fecha e tchau.

Terceiro – os dados do Facebook (o campeão)

Facebook analytics

Sem dúvidas, o Facebook foi o que nos surpreendeu, apesar de ser a sensação do momento, por ser emergente, mas ainda muito atrás do Orkut em números de usuários aqui no Brasil. Realmente não esperávamos resultados tão superiores em relação às outras ferramentas. Foi a maior média de visita às páginas e nada menos que 7 minutos e 10 segundos de tempo médio no site. E pelo número de novas visitas, vimos que é um canal de público mais fiel.

Lição:

É importantíssimo mensurar o que se está fazendo na internet. É preciso saber onde estão as potencialidades para explorá-las. E os números ruins, ao contrário de desanimar, servem para indicar caminhos que devem ser corrigidos e testados para que se chegue à números favoráveis.

“Mensurar é preciso!”

Anúncios