Plano de comunicação em mídias digitais para pequenas empresas

Posted on agosto 23, 2010

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Para as grandes empresas ou as que têm recursos para investir em comunicação online, desde campanhas de links patrocinados, trabalhos de SEO e Marketing de Mídias Sociais, há profissionais e agências que fazem excelentes trabalhos e cobram caro por isso.

Mas é possível pequenas empresas, com poucos recursos também tirarem proveito da internet e redes sociais. O que acontece muitas vezes é que essas empresas acham que trabalhar sua imagem na internet é fazer um site cartão de visita, criar um perfil no Orkut e esperar os resultados caírem do céu ou encher a caixa de email do usuário com um monte banner mal elaborado. Há também empresas que já têm uma consciência da importância do Marketing Digital e vão além no uso do próprio site e das redes sociais, mas não planejam ou elaboram um plano de comunicação, por mais simples que seja, para nortear o objetivo e mensurar resultados provindos de ações online. (veja artigo do site PEGN)

Claro que, para se ter um trabalho com um sucesso mais garantido, é preciso que esse plano estratégico de comunicação tenha um estudo aprofundado da empresa, análise de fatores internos e externos, pesquisa de mercado e outros fundamentos que esse tipo de planejamento exige.

No entanto, voltando ao caso das empresas que realmente não tem condições de investir e fazer um plano estratégico de comunicação aprofundando para o meio digital, dividi em alguns pontos o que considero que essas empresas podem fazer para se ter um mínimo senso de direção nas ações, ter um planejamento básico e saber como mensurar os resultados dessas ações:

Objetivo:

Defina o objetivo geral da empresa.
Qual a meta de marketing e da comunicação? Vender um produto encalhando, lançar um produto de ponta, melhorar a relação com cliente, aumentar o alcance da divulgação do seu produto ou serviço através das redes sociais, etc.

Público:

Qual o perfil do consumidor? Classes A, B, C, D, homem, mulher, criança, adulto, conservador, alternativo, compram por necessidade, etc.

Estratégias:

Qual o conceito e o tom da comunicação? Sério, divertido, etc.
Tem um slogan? Não? Que tal criar baseado no conceito da campanha?
Quais ferramentas usar? Seu público utiliza mais o Orkut, o Twitter, o Facebook, Formspring, Youtube? Quais os tipos de comunidades eles costumam acessar?
Se a empresa tem uma pessoa ou mais para trabalhar nesta ação, e que desenvolve ou alimenta o site, é importante que se tenham um mínimo de conhecimento em otimização de site e boas práticas de conteúdo, como SEM e SEO. Para isso, ele precisa se atualizar e ler muitos sites e blogs de conteúdos sobre esses temas, além de livros interessantes que abordam o tema, como: SEO e SEM: dominando o marketing de busca, A revolução das mídias sociais, Google Marketing, Não me faça pensar, etc. No final da postagem, listarei alguns blogs sobre esse tema.

Local:

Onde o seu público mora? Você só vende em loja física ou vende pela internet? Se for loja física, tente regionalizar. Senão, você pode estar gastando seu fôlego com um público que nunca irá na sua loja.

Análise dos resultados:

É interessante saber de onde vêm os resultados. Por exemplo, se a empresa faz divulgação offline e online é preciso que ela saiba se um dos dois traz pouco resultado e que o gasto que se tem não vale o que se arrecada com ela. Ou se uma traz muito resultado, mas a empresa investe na que não dá resultado, por não analisar de forma correta, acaba perdendo ou deixando de ganhar por não investir na mídia correta.
Antes de tudo, faça um relatório, colete dados de acesso, seguidores, amigos online da empresa. Então, use ferramentas de análises gratuitos para diversos serviços. Twitter, Facebook, YouTube, o próprio site, etc).  Semanalmente ou mensalmente faça novos relatórios e analise o desempenho das ações.

Claro, não se pode comparar uma empresa que pode planejar e gastar com em Marketing Digital com uma pequena empresa que tem um ou dois funcionários para se aventurar na Internet. Mas, muitos cases não deixam dúvidas: é possível obter bons resultados mesmo sem muito investimento, mas para isso é preciso planejar, ser criativo, executar e analisar.

Blogs sobre SEO, Redes Sociais, etc:

http://blog.konfide.com.br/

http://webinsider.uol.com.br/

http://www.mestreseo.com.br/

http://www.redesocial.net/

http://www.brunodesouza.com/

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