Redes Sociais: Gestão de Imagem e Reputação Online

Posted on agosto 15, 2010

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Esse foi tema da oficina realizada pela Três Pontos que faz parte do Ciclo de Comunicação Digital e Mobile Marketing, tendo como palestrante Pedro Cordier.

Foi discutida a necessidade do uso das mídias sociais para o marketing de relacionamento na internet e o cuidado que as empresas e pessoas devem ter com a sua reputação na internet.

Vou abordar aqui os pontos que achei mais interessantes junto com alguns conceitos que venho aprendendo neste período de estudos.

O PLANEJAMENTO DE UMA CAMPANHA DEVE PASSAR POR ESSES PASSOS:

Conheça seu cliente
Não coloque a carroça antes do burro. Em vez de já chegar colocando a mão na massa e criando um monte de perfil em sites e ferramentas das redes sociais, estude o negócio e o mercado. Converse com o seu cliente e saiba qual o objetivo e os resultados que ele espera.

Mapeie as redes e saiba usá-las
Dependendo do negócio, a campanha terá mais resultados em algumas ferramentas do que em outras. Esse mapeamento reduz tempo e custo de uma campanha ao se evitar trabalhar numa rede que não gera resultados e não tem nada a ver com o ramo e o segmento do negócio.

Planeje como tudo vai funcionar
Com o planejamento pronto fica mais fácil executar todas as ações idealizadas na construção da campanha.

Crie a ação
Procure e crie conexões interessantes, estratégias e ações inteligentes voltados para o mercado e o cliente.

Números
Para muitos, esta pode ser a parte chata, mas é extremamente importante. É com esses números que serão medidos os sucessos e fracassos da campanha. Nos dois casos não existem motivos para se acomodar ou desistir. No caso de sucesso, é preciso continuar criando e trabalhando, porque se não houver novas ações, o trabalho pode entrar em estagnação. No caso de resultados ruins, os números estão aí para ajudar a mudar a direção e procurar um caminho alternativo para reverter a situação.

Além disso, o registro desses números é importante para poder mostrar ao cliente toda a evolução que o trabalho passou neste processo.

Não tem fim
O trabalho de marketing de relacionamento nas redes sociais não tem fim. É como uma amizade, ninguém entra nela já pensando numa data para essa amizade terminar. A comunicação (a conversa) sempre vai existir. Se essa comunicação acabar. Ou a amizade acabou ou um dos dois morreu. Nenhuma empresa quer acabar a relação com o cliente através da internet.

MARKETING DE RELACIONAMENTO 2.0

No Marketing de Relacionamento através das mídias sociais tem uma palavra que se destaca: EMPATIA. Em suma, essa palavra significa dar atenção, se preocupar e se colocar no lugar do outro, mas sempre lembrando que o outro é o outro. Ou seja, a empresa que se dispõe a responder ao cliente pela internet, através do Formspring ou Twitter, por exemplo, deve entender que ela quer a resposta. E ninguém gosta de ter sua pergunta respondida 2 dias depois ou nunca. Lembrando que 2 dois dias na internet é quase a eternidade. Outros fatores também são levados em conta como: a forma, o tom e a linguagem como você responde. O cliente quer ser tratado bem independente da estrutura, offline ou online.

SUA REPUTAÇÃO NA INTERNET


Já experimentou digitar o seu nome na busca do Google? Se já, gostou do que viu?

Pois é, se as pessoas buscam por tudo na internet, elas podem buscar por informações suas. Quanto mais referências, informações e links interessantes sobre você, melhor será a imagem que o pesquisador terá. Esse pode ser seu futuro chefe, cliente, amigo, namorada, etc.

Para ajudar a melhorar e manter seu nome no Google com boas referências, aqui está o Manual de reputação online. Acesse e veja o que dá pra fazer com seu nome na web.

Finalizando:

“Construir a imagem de uma empresa através das mídias sociais é como construir um castelo de cartas. Qualquer vacilo pode derrubá-lo e terá que fazer tudo novamente. Por isso, pense e planeje cada etapa, palavra e ação. Isso poderá gerar ótimos resultados para você ou sua empresa.”

Daniel Cambui

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