O Google é quem manda

Posted on julho 22, 2010

0


Para muitos parece assustar a ideia de que o marketing digital gira em cima de uma única marca. O Google hoje é tão importante para o marketing online que várias profissões para se atuar nesse vasto campo da internet têm foco no Google Marketing.

Mas não tem nada para se estranhar, pois a publicidade tradicional – de interrupção, sem diálogo, massiva e nada interativa – agora dá lugar à nova forma de se comunicar com o público. O mundo vive na internet, o número de computadores vendidos a cada ano aumenta em larga escala, além dos dispositivos móveis que é a nova onda e as pessoas se comunicam em qualquer lugar a qualquer hora.

O número de serviços e produtos que oferecem coisas aparentemente idênticas é gigante. Por isso, as pessoas procuram diferenciais e muitas vezes o diferencial não está no preço ou em especificações técnicas, mas sim na rapidez com que ela é encontrada.

Num mundo onde o cliente não quer se deslocar para um endereço físico e perder tempo e dinheiro com o deslocamento, é na internet que ele tem a facilidade e rapidez. Com algumas palavras e cliques ela pode encontrar o que necessita, pagar em poucos segundos e receber esse produto em casa. É simples assim.

Como mostram as estatísticas, o buscador mais utilizado (com participação esmagadora no mercado) para fazer essas buscas é o Google. Ou seja, as empresas precisam estar bem colocadas nas páginas de resultado para vender seu produto ou serviço. É uma questão de vida ou morte digital. Muitas empresas acham que usando algumas técnicas do sobrinho (que aprendeu o que é metatag e agora se acha o grande mestre em SEO – Search Engine Optimization) e pensam que é o bastante tendem a cair no ostracismo virtual e real.

Hoje existem grandes profissionais que trabalham com marketing digital, que vão além das palavras-chaves e estudam inúmeras ferramentas de análises e métricas de otimização do conteúdo web para as mais variadas linhas de comunicação e interação via web (PC e móvel). Existem agências especializadas em Marketing e em redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc. Tudo isso, na maioria das vezes, para que as posições de resultado do Google sejam melhores apresentadas.

Por isso, seus sites, suas redes, seus twitters devem seguir os padrões essenciais para sites de buscas. Siga pelo menos os padrões básicos de sites otimizados, insira conteúdo relevante e esteja atento às novidades. O seu sucesso ou de sua empresa pode começar por ai.

Anúncios
Marcado: , , ,